Home Subscribe Twitter Parcerias TOC Entre na comunidade! Mande um email para nós!

Web Page Hit Counter

12 de mar. de 2008

O Caos. 2ª Parte

1 Como dito anteriormente, minha teoria é de que a vida é caos.

Você não sabe do que eu estou falando? Então clique aqui e leia a 1ª parte desta história.

Continuando:

Todos nós já passamos pela infância. Acredito que se você está lendo isto, você não é nenhum menino de 8, 9 anos. Afinal, você lê um blog na internet.

Pelo menos você deve estar com seus 15 anos.

E é justamente aí que o caos se apresenta em todo seu12 esplendor na sua vida. Ou melhor, na sua e na vida de todos à sua volta. Como poderemos chamar essa fase? Puberdade? Não. Ela começa antes disso. Adolescência? Ultrapassado e relativo demais. Vamos chamar de debutância.

Debutar significa iniciar-se em algo, ser apresntado a algo novo, iniciar alguma coisa nova. Não são só as meninas que debutam. Os meninos também, só que não se usa esse termo. Na idade da debutância, os meninos experimentam aterrorizados a falsa idéia do que será sua vida adulta, enquanto as meninas amadurecem e tornam-se mulheres, preparando o caminho para as crises de TPM. O caos se fortalece.

Por falar nisso, as meninas hoje em dia não querem mais festas de debutante daquelas tradicionais com valsa, príncipes, etc. Ou querem? Às vezes acontece o fenômeno de resgate de valores imagesultrapassados - casamento, virgindade, baile de debutantes . Algumas coisas que há alguns anos a maioria das pessoas achava "fora de moda" de repente passam a ser extremamente "cool", atuais, maneiras, um barato, show. Se sua mãe teve uma festa de debutante 35 anos atrás, ela não espera que você também vá querer uma hoje em dia. É aí que o caos começa a se mostrar presente. Pelo menos pra sua mãe.

- Mas a Sandrinha teve uma festa.

- Eu sei querida, mas as coisas não são assim. Tem que planejar, se preparar, escolher vestido, salão, buffê, mandar convites.

- Não interessa. Eu quero uma festa de 15 anos igual a Sandrinha.

- Mas minha querida... você não prefere uma viagem pra Disney?

- Pô mãe, Disney? Tá esclerosada é? E eu lá sou criança pra ir pra Disney?

- Ai tá bom, tá bom... a gente faz a festa. Mas tem que ser coisa simples, assim em cima da hora...

- Tá. Simples.

- Quantos amiguinhos você vai chamar? Precisamos saber o número de convidados.

- 300.

- O QUÊ !??!

- A Sandrinha teve 250.

- A Sandrinha que vá pra p...

E por aí vai.

O caos se instala rapidamente, quando menos se espera. A vida é composta de momentos de calmaria e de tempestade. Quando tudo está quieto, é por que o caos ainda está se armando para o ataque. Imagine o pai chegando em casa do trabalho e recebendo a notícia de que sua filhinha está trancada no quarto aos prantos porque não vai ganhar uma festa igual ou maior do que a da Sandrinha. E não importa o dia que ele teve, ou o patrão satãnico com quem ele lida diariamente - o caos finalmente chegou em sua casa e não há nada que ele possa fazer para evitá-lo.

Com os meninos é diferente mas não menos pior. Imagine que você é um menino de 14 ou 15 anos. Hormônios galopando. Seus amiguinhos todos já tem namorada ou pelo menos já beijaram na boca 13alguma menina. Alguns dizem que já fizeram até algo mais. E você lá, com suas espinhas explodindo seu rosto em uma paisagem lunar, torcendo pra que aquela menina (a mais bonita da escola) olhe pra você, mas não agora que você acabou de ter uma ereção involuntária por causa da professora de geografia - vergonha absoluta .

Tudo é novidade. E normalmente acontece primeiro com os outros. Cada dia é um novo desafio. E pra você tudo é difícil. Não pode entrar em certos lugares, não pode beber, não pode comprar certas coisas, dirigir então parece a busca pelo Santo Graal. Ninguém compreende você. Seus pais não entendem porque você demora tanto no banheiro (mesmo que seu pai tenha passado até mais tempo que você lá).

- Tá fazendo o quê aí dentro?

- Tô no banheiro.

- Mas fazendo o quê?

- Tô sentado no vaso...

- MAS FAZENDO O QUÊ??

- Pô pai! Dá licença? Tá me atrapalhando...

- Abre essa porta menino!

Enquanto você está na idade da debutância, todo o seu dia-a-dia é repleto de caos. Você não sabe o que você é, o que vai ser quando crescer, o que vai cursar na faculdade - se é que vai 14cursar alguma coisa - se vai perder a virgindade, se vai namorar o Renatinho, se vai "pegar" alguém na festa da Sandrinha. A única coisa que você sabe mesmo é que, enquanto adolescente, você é o dono da verdade. A cada semana uma moda diferente, um penteado novo, uma banda favorita nova. E que ninguém ouse questionar seus gostos, suas preferências ou suas escolhas. Vem sempre aquela idéia de fugir de casa, fundar uma banda alternativa ou aprender artesanato pra vender por aí.

A idade da debutância é o caos na sua essência.

_____________________________

Não perca a próxima parte de O Caos.

2 Sacaneadas:

Anônimo disse...

Puuuuuuuuuta texto grande! rs prometo q outra hora leio com calma! rs meme pra vc la no sarchichao!

abraço véi!

Núbia disse...

Ansiosa pela 3ª parte. Parabéns pela dissertação, texto muito bem elaborado.

Postar um comentário

Tá a fim de dar uma sacaneada na gente?
Vai em frente... pode falar o que quiser!

Só pedimos pra pegar leve nos xingamentos
=)
Abraços