Home Subscribe Twitter Parcerias TOC Entre na comunidade! Mande um email para nós!

Web Page Hit Counter

23 de fev. de 2008

Desabafo, manifesto ou falta do que fazer.

Não é sempre, mas de vez em quando resolvo fazer algum post sério, dizer algo aqui que valha a pena. Normalmente a vontade passa e acabo postando alguma imagem engraçada, um vídeo interessante ou coisa parecida. Muitas vezes uma piadinha, algo que recebo por e-mail. Geralmente o que eu utilizo em minhas postagens é material recolhido na própria internet. Nem sempre sei se estou fazendo certo. Pode ser que eu esteja infringindo algum direito autoral, sei lá. Mas o que eu tento sempre fazer é incluir as fontes, autores, ou pelo menos dizer em que site eu vi alguma coisa que achei interessante a ponto de utilizá-la em meu blog.

Bem, você perguntaria: "Sim. E daí?".

Eu respondo.

Eu utilizo o Blogger (blogspot gratuito). Nos 3 blogs em que escrevo todos os serviços utilizados são gratuitos. Tanto para postagens como para hospedagens de fotos, imagens, etc. Utilizo o Imageshack, o Geocities, o Flickr, e mais uma porção de outros serviços sempre gratuitos. Se alguém utilizar algo que viu em meu blog, não me causará problemas, muito pelo contrário; por favor, sirva-se. Mas muita gente tem domínios pagos, serviços com limitações de banda, acessos, e outras coisas que custam dinheiro.

Muitas vezes, uma coisa simples como o template, layout do blog, pode ter sido coisa trabalhosa, mesmo que não tenha custado nada ao autor. Eu passei muitos dias mexendo nos meus layouts até achar os que mais me agradavam. E foram de graça. Um dos meus blogs utiliza um template feito por outra pessoa, devidamente creditada por isso.

Nada mais justo que dar o devido valor ao trabalho, dinheiro, tempo, dedicação, ou o que quer que tenha custado a um autor de seja lá o que for. Quando se trata de um "território livre" como a internet então, isso pra mim faz-se ainda mais necessário, uma vez que esse trabalho é globalmente acessível.

Plágio, furto, apropriação ilícita, roubo de produção intelectual podem até não ser crimes quando se trata de uma postagem veiculada na rede, ou um layout bonito que você vê em algum blog e decide que vai usar no seu também. Não, não é crime (ou é?), mas é deselegante. E é injusto em relação a quem se deu ao trabalho de suar para criar algo bem feito.

Todos nós, blogueiros profissionais ou não, de fim de semana, de carteirinha, iniciantes, desconhecidos, famosos, enfim, TODOS NÓS deveríamos fazer todo o possível para lutar contra esse hábito. Algo muito louvável sempre é a tentativa de conscientização da própria blogosfera de que isso está se tornando um mal cada vez mais presente e que deve ser combatido todos os dias.

O lançamento de uma campanha pelo Greenpeace do tipo "Salve as Baleias" é legal, louvável, bonito e apoiável. Mas em momento algum significa que eu, você, ou o Zé Mané da esquina também não possamos lançar uma campanha para salvar as baleias. Se o governo federal resolve combater o fumo em lugares públicos, isso não quer dizer que o seu Manoel da padaria também não possa proibir o fumo no seu estabelecimento.

Toda e qualquer forma de combate a chamada "kibagem" sempre será uma coisa boa. E não há ninguém, NINGUÉM, que possa ser considerado dono de uma idéia. Assim, se eu resolvo que vou criar uma campanha contra algo danoso, ruim, eu tenho mais é que ficar feliz quando vejo que alguém teve a mesma idéia que eu. Afinal, significa que tem mais gente na mesma luta contra aquela coisa ruim. E teóricamente, quanto mais se opuserem a essa coisa ruim, mais próximo do fim dela estaremos. O que na verdade é simplesmente o objetivo a ser alcançado.

Muito me espanta a mediocridade nos seres humanos. A simples idéia de alguém ofender outra pessoa por tentar melhorar o mundo em que convivemos é por si só uma demonstração de pequenez, de autoafirmação ao chamar para si as glórias de algo que até deveria ser anônimo e universal, de que a humanidade deveria ser melhor do que atualmente o é.

Se alguém se sentir ofendido, desrespeitado pelo que eu falei, por favor sinta-se à vontade para me escrever. O e-mail tá aí na sidebar.

Carlos Coutinho

.

5 Sacaneadas:

Unknown disse...

é, isso tá ficando pessoal, muita briga na internet...nada é de ninguém, estou curiosa pra saber o futuro disso tudo...

Thiago TG disse...

Putaquepariumente bom! Parabéns pelo texto, bróder.

Tine Araujo disse...

OIE!!! Muito bem colocado!!!
Ótimo post Coutinho :)

Anônimo disse...

Pois é, Coutinho. Deu o maior bafafá quando criei, digo, lancei uma certa campanha, e um blog achou que eu tinha plagiado a idéia dele. Para evitar confusão, acabei com a minha campanha e passei a apoiar a dele. Se alguém faz uma campanha contra as drogas, por exemplo, e eu criar a minha campanha, isso é plágio? As pessoas querem ver esse lado, não querem ver o lado bom da coisa, que seria acabar com as drogas. Fiquei muito triste com o caso, mas eu estava correndo o risco de ficar queimado. Mas tudo bem, deixa isso pra lá. Mas o seu post está perfeito, parabéns.

Ops!Sem Querer Saiu disse...

Belo post!

Postar um comentário

Tá a fim de dar uma sacaneada na gente?
Vai em frente... pode falar o que quiser!

Só pedimos pra pegar leve nos xingamentos
=)
Abraços