Home Subscribe Twitter Parcerias TOC Entre na comunidade! Mande um email para nós!

Web Page Hit Counter

4 de set. de 2008

O Teste dos Três

socrates_big

Na Grécia antiga (469 - 399 AC), Sócrates era muito reverenciado por sua sabedoria. Um dia ele encontrou um conhecido seu que veio correndo ansiosamente e disse

- "Sócrates, adivinha o que eu acabei de ouvir sobre um dos seus alunos.”

- "Calma aí," - respondeu Sócrates - "Antes que você me diga, eu gostaria de fazer um pequeno teste. É o chamado Teste dos Três."

- "Teste dos Três?"

- "Correto," - Sócrates continuou. - "Antes que você fale sobre um de meus alunos, vamos parar por alguns instantes e testar o que você quer me contar. O primeiro teste é o da Verdade. Você tem absolutamente certeza de que o que você vai me contar é verdade?"

- "Não," - respondeu o homem - "na verdade, eu acabei de ouvir de outra pessoa."

- "Muito bem," disse Sócrates. - "Então você não sabe se é verdade ou não. Agora vamos ao segundo teste. O teste da Bondade. O que você vai me contar do meu aluno é algo de bom sobre ele?"

- "Não, muito pelo contrário..."

- "Então," Socrates continuou, - "você quer me contar algo de ruim sobre ele, mesmo você não tendo certeza se é verdade?"

O homem assentiu, um pouco envergonhado.

- "Ai, ai" - Sócrates suspirou e disse, "Você ainda pode passar pelo teste, pois ainda falta a terceira parte – o Filtro da utilidade. O que você está querendo me contar sobre meu aluno será de alguma utilidade para mim? Esse conhecimento irá melhorar minha vida?"

- "Sinceramente... não..."

- "Bem," concluiu Socrates, "se o que você quer me contar não é útil para mim, não é algo de bom sobre alguém e nem sequer é garantido de ser verdadeiro, então porque me contar? Essa é a beleza do Teste dos Três."

O homem, derrotado e envergonhado, não disse mais nada. Virou-se e foi embora de cabeça baixa.

Essa é uma das razões pelas quais Sócrates era um grande filósofo, muito estimado e venerado.

Também é a razão pela qual ele nunca ficou sabendo que Platão, seu mais estimado aluno, estava transando com sua esposa.

Copy of CIMG0228

Platão e a Srª Sócrates, brincando com o chapéu do marido dela

seniors_toga_library

As piriguetes de Platão

0 Sacaneadas:

Postar um comentário

Tá a fim de dar uma sacaneada na gente?
Vai em frente... pode falar o que quiser!

Só pedimos pra pegar leve nos xingamentos
=)
Abraços